Trabalhos Científicos


Chamada para Trabalhos Científicos ENCERRADA EM 19/JUL/2021.


Normas e Instruções para Envio de Trabalhos Científicos

Remova do PDF todas as formas possíveis (diretas ou indiretas) de identificação dos autores do Trabalho Científico.

Chamada para Trabalhos Científicos - 15/06/2021 a 19/07/2021

O envio dos trabalhos só poderá ser realizado pelo DICE-SBQ. Você deve estar inscrito no CBQ2021 para enviá-lo. Não serão aceitas outras vias de envio. Após o encerramento da chamada, o trabalho não poderá ser alterado.

Instruções:

  • Complete todas as informações do formulário de inscrição do artigo científico.
  • Serão permitidos no máximo seis autores.
  • O resumo deverá ter no mínimo 2.500 caracteres e no máximo 3.000 caracteres (incluindo os espaços).
  • O resumo deverá também ser enviado em inglês.
  • O resumo deverá conter os tópicos:
    • Justificativa da pesquisa;
    • Métodos;
    • Resultados;
    • Conclusões.

Obs.: Esta forma de resumo será impressa nos anais do congresso.

Artigo na Íntegra

O artigo na integra deverá obedecer às normas da RBO e conter:

  • O arquivo de texto (obrigatoriamente em Word) deverá ser estruturado em resumo, abstract, descritores e keywords, introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusões e referências bibliográficas. No relato de caso, substitui-se material, métodos e resultados pelo capítulo ’relato do caso’ (seguir as normas da RBO). O nome dos autores e instituições não deverá ser inserido no artigo, sob pena de não aceitação.
  • Poderão ser inseridas no artigo, figuras (numeradas, tituladas e legendadas sequencialmente) e tabelas.

Sugestões para o conteúdo do resumo:

  • Título: limitado ao máximo de 200 caracteres (incluindo os espaços), descrito de forma concisa e clara. Deverão ser evitados títulos muito gerais e o uso de abreviaturas e siglas. Deverá permitir aos leitores identificar o tema e ajudar os centros de documentação a catalogar e a classificar o material.
  • Objetivos: explicação clara das premissas teóricas e justificativas do estudo. Métodos: descrição metodológica do que realmente foi feito, de forma clara o suficiente para que outro pesquisador a reproduza ou dê continuidade ao estudo, permitindo que o leitor com conhecimento razoável sobre o tema e com acesso aos dados originais possa verificar os resultados apresentados. Deverá ser evitado o uso de termos imprecisos como aleatório, normal, importante, etc.
  • Resultados: descritos e explicados de forma clara e sintética, baseados na metodologia aplicada. O uso de análises estatísticas descritivas e comparativas deverá ser estimulado.
  • Discussão: dos resultados, utilizando-se referencial teórico, a fim de argumentar e sustentar o que foi encontrado.
  • Conclusão: parte final do trabalho, na qual será(ão) apresentada(s) com base nos resultados obtidos.

Todos os trabalhos serão encaminhados à Comissão de Temas Livres sem identificação e distribuídos a um mínimo de dois membros desta comissão. Existindo discrepância significativa entre as avaliações, mais um avaliador será envolvido no processo de seleção.

Os 30 melhores trabalhos, de acordo com os diversos eixos temáticos, serão selecionados para apresentação oral dentro da grade científica do congresso.  Os demais trabalhos aprovados serão apresentados como pôsteres, com instruções disponíveis no site do evento e também pelo e-mail fornecido pelo autor no momento da inscrição.

A confirmação do aceite dos trabalhos estará disponível no site e o resultado será comunicado através do e-mail fornecido pelo autor no momento da inscrição.

Os trabalhos apresentados durante o congresso receberão um certificado com os nomes de todos os autores e um certificado individual para o apresentador.

Nota: O manuscrito aceito para apresentação oral passará a ser propriedade da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e não poderá ser editado, total ou parcialmente, por qualquer outro meio de divulgação, sem a prévia autorização por escrito emitida pela diretoria da SBQ. Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores. Os trabalhos deverão ser submetidos em formato PPT, em apresentação automática, com duração entre quatro e seis minutos. A estruturação do trabalho deverá respeitar a seguinte divisão de tópicos:

  • Título – um slide (título, autores/titulação, instituição).
  • Introdução – até dois slides (definição e estágio do conhecimento atual, principais divergências da literatura, hipóteses, objetivos).
  • Métodos – até quatro slides (desenho do estudo, amostra populacional, variáveis primárias e secundárias, métodos de aferição, cálculo amostral e método estatístico).
  • Resultados – até três slides (resultados das variáveis primárias e secundárias, falhas e complicações).
  • Discussão – até três slides (discussão dos principais resultados, pontos fortes e limitações do estudo).
  • Conclusões – um slide (somente as conclusões advindas dos resultados do estudo).

Premiação

A Comissão de Temas Livres classificará os melhores trabalhos apresentados que receberão a seguinte premiação:

  • 1º colocado: Prêmio de R$ 4.000,00 (quatro mil reais).
  • 2º colocado: Prêmio de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
  • 3º colocado: Prêmio de R$ 1.000,00 (mil reais).